>> BOLETO RENOVAÇÃO CNH
Os cursos poderão ser realizados nas modalidades PRESENCIAL e NÃO PRESENCIAL.
  • Na PRESENCIAL, com carga horária de 15 (quinze) horas-aulas, após a conclusão, o condutor deverá apresentar documentação comprobatória da realização desses junto ao DETRAN-PA. Não haverá necessidade de submeter-se a prova.
  • Na modalidade NÃO PRESENCIAL (ensino à distância ou estudos realizados pelo condutor de forma autodidata), o condutor submeter-se-á a prova de 30 (trinta) questões de múltipla escolha, a ser realizada pelo DETRAN, devendo obter um aproveitamento mínimo de 70% de acertos.
Se o condutor realizou os cursos em um CFC (Centro de Formação de Condutores) que esteja habilitado a certificá-lo virtualmente no DETRAN-PA, não haverá necessidade de comparecer ao Órgão. Poderá emitir o Boleto de Renovação no próprio CFC, ou na Internet, e depois procurar diretamente a Clínica para a realização dos exames. (Maiores informações no Boleto).


Se o condutor realizou os cursos em um CFC (Centro de Formação de Condutores) que não esteja habilitado a certificá-lo virtualmente no DETRAN-PA, ou ainda, se efetuou o curso em outro órgão ou instituição oficialmente reconhecida, o condutor deverá comparecer ao DETRAN-PA ou Agência (CIRETRAN) mais próxima, com o(s) certificado(s) dos cursos e sua Carteira de Habilitação, para que o DETRAN-PA possa homologá-los e emitir Boleto de Renovação.


Contudo, se o condutor optar por fazer a prova comprobatória, deverá comparecer ao DETRAN-PA ou Agência (CIRETRAN) mais próxima, portando sua Carteira de Identidade e Carteira de Habilitação (fotocópia e original).


Voltar