Em função do que determina as Resoluções 168/2004 e 169/2005 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todo condutor cuja primeira habilitação foi emitida até janeiro de 1998 deverá, antes de dar entrada no processo de renovação da CNH, se submeter a um Curso de Atualização (10 horas/aulas de Direção Defensiva e 5 horas/aula de Primeiros Socorros) num Centro de Formação de Condutores (CFC). O candidato poderá, também, optar em fazer uma prova desse mesmo conteúdo (Direção Defensiva e Primeiros Socorros) no Detran. Nesse caso, não precisará submeter-se ao Curso de Atualização.

O candidato que já fez o curso ou a prova por ocasião da renovação, não precisa mais realizá-los novamente quando for fazer a próxima renovação da CNH. Basta apenas passar pelo exame médico (e psicológico quando tratar-se de condutor com atividade remunerada de transportes de pessoas ou bens) após o pagamento do boleto da renovação.

O Detran informa, ainda, que o condutor com exames de sanidade física e mental vencido há mais de 5 (cinco) anos, contados a partir da data de validade, deverão submeter-se ao curso de reciclagem num CFC . Após a realização do curso, deverá agendar o exame de sanidade física e mental através do número 154, das 08h às 20h. Esse exame será realizado na clínica terceirizada. Saiba mais
 
Se estiver habilitado nesses cursos, especifique o tipo de renovação da sua habilitação:
Condutor que exerce atividade de transporte remunerado de pessoas ou bens.
CPF:
Número do registro :
(incluindo zeros a esquerda)
Digite a seqüência de caracteres contida na imagem ao lado: