NOTÍCIA

  Detran inicia fiscalização na BR 316

Belém, 01 de novembro de 2018

A partir desta quinta-feira (01), cerca de 15 agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado estarão responsáveis pelo controle do fluxo de toda a extensão do quilômetro 0 ao 18 da BR 316. A concessão da via feita pelo Governo Federal ao Estado abrange três municípios: Belém, Ananindeua e Marituba. 

Uma das principais mudanças no  tráfego de  veículos ocorre na área do quilômetro zero, em frente ao shopping Castanheira onde foi criada uma faixa exclusiva para ônibus, micro-ônibus e vans. Barreiras Pantográficas - produto confeccionado em material plástico que pode ser utilizado de várias formas, tais como: barreira física de isolamento, um sinalizador, um delimitador e outras possibilidades - estão sendo utilizadas na separação das faixas. 

“Todos os veículos que fazem transporte deverão adentrar nessa faixa. Fizemos essa mudança porque observamos que não há essa organização destes veículos de transporte, que acabam ocupando duas e até três faixas. O impacto é muito grande e na maioria das vezes alcança a avenida Tavares Bastos e até mesmo São Brás, porque o fluxo fica todo preso nesse perímetro aqui”, explicou Walmero Costa, diretor técnico operacional do Detran.

Além da mudança no fluxo, o Detran também vai realizar as ações de fiscalização com apoio dos novos recursos tecnológicos aderidos pelo órgão. “Vamos trabalhar de uma forma inteligente, ou seja, consultando esse veículo até mesmo antes de fazer uma abordagem. As nossas viaturas estarão fazendo rondas e policiamento a partir do momento que for identificado qualquer situação ilícita ou de infração administrativa. A partir daí o veículo irá ser abordado”, ressaltou Walmero.

Outra mudança, está relacionada ao ponto de ônibus irregular existente no perímetro. “Esta parada de ônibus do pórtico não existe. Já houve a mudança deste ponto de ônibus para o que fica entre a Galeria BR e o posto de combustível. Temos que acabar com esses costumes que acabam ocasionando prejuízos no trânsito e para a sociedade. Vamos trabalhar aqui, no município de Belém e Ananindeua, com os serviços de ordenação da Secretaria de Economia.  

O Detran trabalhará de forma integrada com todos os órgãos do sistema de segurança público para garantir a segurança viária de motoristas e pedestres que trafegam pela BR 316. O posto de fiscalização localizado na barreira de Ananindeua está passando por reformas e será utilizado como Centro de Controle e Monitoramento da rodovia pelo Detran, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O consultor de marketing Alex Araújo aprovou a nova mudança. "Já estou sentindo a diferença no trânsito aqui. Essa mudança na via já devia ter sido realizada há tempos. E quem ganha somos nós, motoristas e pedestres", relatou. 

Operação Finados - O Detran estará atuando de forma efetiva, juntamente com a PRF, na operação Finados. Equipes de fiscalização do  órgão estarão no perímetro dos cemitérios  localizados na BR 316 para garantir que o cidadão entre com segurança, sem causar congestionamento. Os retornos que ficam próximo aos cemitérios serão fechados para evitar que os motoristas façam fila dupla para pegar o retorno e, principalmente, evitar acidentes.

 

 

Por Cristiani Sousa