NOTÍCIA

  A Criança e o Trânsito é o tema levado pelo Detran às escolas públicas

Belém, 30 de outubro de 2018


Uma das situações mais comuns de se ver na rua é o adulto segurando a mão da criança ao atravessar. Mas, o correto é segurar os pequenos pelo pulso. O alerta está sendo repassado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) durante as ações da programação denominada A Criança no Trânsito, desenvolvida pela Coordenadoria de Educação do órgão.

O trabalho faz parte da Semana da Criança, iniciada nesta terça-feira (2) e que se estenderá até o próximo dia 10. Um total de sete escolas serão visitadas. A primeira foi o Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado no bairro da Pedreira. No total, 200 alunos na faixa etária entre 3 a 11 anos ouviram atentamente as informações levadas pelos agentes de educação por meio das atividades lúdicas. Os alunos participaram de brincadeiras que giraram em torno da temática trânsito.

“Nós fizemos questão de enfatizar nas nossas ações que não apenas as crianças devem aprender, como os próprios pais ou professores. Segurar a criança pelo pulso é uma dessas questões. Se segurar pela mão, a criança pode se soltar”, frisa a agente de educação Luísa Helmer, que abordou durante a sua apresentação aos estudantes sobre o uso da cadeirinha e a maneira correta e segura de se fazer a travessia. “Aqui procuramos trabalhar sempre de forma lúdica, leve, para que a criança preste atenção e aprenda brincando o que é correto de se fazer no trânsito”.

Se depender do pequeno Adriano Conceição, o recado está dado. O aluno de 10 anos disse que aprendeu que é importante usar a faixa de pedestre para fazer a travessia segura. “Eu prestei muita atenção também sobre o capacete. Tem que usar ele quando o adulto estiver na moto”.

Assim como o Adriano, a colega Nina Sofia de Araújo, de 10 anos, disse que aprendeu que trânsito seguro é feito tomando muito cuidado com o comportamento. Ela elogiou a peça teatral denominada de “Encantados no Trânsito” – encenada por servidores do Detran e que foi apresentada aos 150 alunos que participaram da ação durante a manhã. “Eu achei muito interessante como eles mostraram as regras que devemos seguir no trânsito”, opinou.

O secretário geral da escola, Divaldo Campelo, ressaltou a importância desse tipo de programação. “É interessante porque está dentro da realidade deles. Muitos alunos andam de ônibus ou de carro. Aqui mesmo na frente da escola temos uma via de movimento. É importante que eles tenham esse contato com o tema para aprender”.

A coordenadora de educação do Detran, Linda Cantuária, disse que o objetivo dessa programação, além de levar informações sobre trânsito seguro para as crianças, é fazer com que elas sejam as principais aliadas para disseminar o que aprenderam. “Estamos com uma programação abrangente e que vai se estender até o próximo dia 10. Além das escolas, teremos uma programação especial no nosso espaço Transitolândia, no próximo dia 10”.

Por Rose Barbosa