NOTÍCIA

  Detran promove ações educativas a crianças atendidas pela Pastoral da Catequese

Belém, 30 de outubro de 2018

Agentes de educação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) realizaram ações lúdicas para 40 crianças atendidas pela Pastoral da Catequese da Basílica de Nazaré, em Belém. Palestras, brincadeiras de mágica, demonstrações didáticas de como atravessar na faixa de pedestre, entre outras atividades, foram apresentadas pela equipe no Centro Social, localizado próximo à Basílica Santuário de Nazaré.

A ação foi um pedido das Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (Ospan). As crianças atendidas, entre 7 e 12 anos, assistiram a vídeos educativos sobre trânsito e esclareceram dúvidas sobre o que deve, e o que não pode, ser feito no trânsito.

Esta foi a terceira vez que o Detran desenvolveu um trabalho educativo para crianças atendidas pelas obras da Paróquia de Nazaré. Anteriormente, o órgão levou suas atividades para a Creche Sorene e ao Cantinho São Rafael.

Andrea Santiago, uma das coordenadoras da Catequese da Basílica Santuário, aprovou a ação desenvolvida pela Coordenadoria de Educação do Detran, e pretende promover encontros semelhantes com outros grupos de crianças. Ela acredita que, além de conversarem com os pais em casa sobre o que aprenderam, as crianças estarão atentas a alguma situação irregular no trânsito.

A enfermeira Lucirene Lima, que acompanhou o filho Eduardo na programação, disse que sempre reforçou com a família a importância da obediência às normas de trânsito. “Nós já vivemos uma situação de perigo no trânsito. Meu marido sofreu um acidente de moto, e só não teve consequências maiores por usar o capacete. Por isso, eu acho muito importante que o Detran continue fazendo esse trabalho educativo”, ressaltou.

Por Rose Barbosa