Investimento em tecnologia é o diferencial do Detran durante a Operação Verão 2018

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) terá novamente uma forte presença no interior durante a Operação Verão 2018. Sob o tema “Viaje Tranquilo, Viaje Seguro”,  as ações iniciarão no período de 29 de junho e seguem até 31 de julho, com foco nas ações educativas e de fiscalização voltadas a prevenção de acidentes e comportamento coletivo de segurança no trânsito nos pontos de maior concentração humana e de veículos neste período.

EDUCAÇÃO

A Coordenadoria de Educação para Trânsito (CED), trabalhará em nove corredores distintos, que terão como municípios base os principais balneários do Estado, como Santa Bárbara, Paragominas, Castanhal, Salinópolis, Bragança, Marabá, Redenção Santarém e Soure. A partir desses locais, as equipes de agentes de educação se deslocarão para os demais municípios, realizando trabalhos em cerca de 57 municípios. A equipe de Salinópolis - um dos locais mais procurados no veraneio - por exemplo, também fará ações educativas em Nova Timboteua, Primavera, Quatipuru, Santarém Novo e Peixe Boi. Um efetivo de 44 agentes  estarão compondo as equipes de educação.

Os agentes de educação e fiscalização atuarão em parceria com diversos órgãos e entidades de trânsito como as Policias Rodoviárias Federal e Estadual (PRF e PRE) e órgãos municipais de Trânsito (Semutrans), contando ainda com o apoio logístico e material das prefeituras e suas secretarias, além dos demais órgãos de segurança pública, Polícias Civil e Militar, Bombeiros e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Empresas públicas e privadas, conselhos tutelares e organizações não governamentais também costumam ser parceiros valiosos nestas ocasiões.

Além dos locais já citados, os veranistas terão a presença da educação de trânsito do Detran também nos seguintes municipios:  Ananindeua, Benevides, Marituba,, Mosqueiro, Santa Barbara, Santa Izabel, Colares, Vigia, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Irituia, Mãe do Rio,  Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, Paragominas, Castanhal,  (Vila do Apeú, Vila Calúcia), Curuçá, Igarapé Açu, Maracanã, Marapanim (Marudá), São Franvisco do Pará, Capanema,  Augusto Corrêa , Bragança, Capitão Poço, Traquateua, Ourém, Viseu, Marabá, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Eldorado do Carajás, Curionópolis (Serra Pelada), Parauapebas, Canaã dos Carajás, Redenção, Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu, Xinguara, Santarém, Alenguer, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure.

FISCALIZAÇÃO

Os agentes de fiscalização do órgão, em um efetivo total de 171, estarão em 14 municípios durante a operação, em diversas frentes, com o objetivo de desenvolver medidas preventivas e repressivas adotando como referência a defesa da vida, fluidez do trânsito e a segurança viária. Os municípios de atuação serão Salinópolis, Marapanim, Marabá, Barcarena, Abaetetuba, Bragança, Tucuruí, Altamira, Alenquer, Conceição do Araguaia, Soure, Brasil Novo, Altamira e a saída de Belém, na BR 316.

As equipes atuarão com as tradicionais barreiras nos principais corredores,  a fim de evitar acidentes automobilísticos e inibir práticas que coloquem em risco à vida. Uma novidade nesta prática é a barreira seletiva, viabilizada pelos investimentos em tecnologia do órgão, que atuará com estrutura de câmeras com  software de leitura de placa, possibilitando a triagem prévia de abordagens a veículos, parando os que possuem alguma irregulariedade de cunho administrativo, policial e/ou judicial, devido o compartilhamento de informações com o banco de dados do Detran.

A operação Lei Seca será intensificada nas localidades do interior, em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil, para reprimir os condutores que consomem bebida alcoólica e conduzem veículo em pontos de grande circulação, tanto no período diurno quanto noturno. Auxiliando todas as operações, uma novidade das operações este ano é o monitoramento aéreo realizado por drones, que dará suporte às equipes nas possíveis irregularidades e excessos cometidos.

CONTROLE

O controle do tráfego nas praias, em especial em Salinópolis, visa coibir a circulação na área de banho ou entre as mesas e cadeiras, além da proibição do fluxo de quadriciclos e motos de competição nas vias públicas, sendo destinados área específica para este fim. Dentre as novidades para esta operação estão a zona de exclusão de veículos na praia do Atalaia, em Salinópolis, onde será proibida a passagem de qualquer veículo na zona da praia compreendida entre o pedral e a ponta. Esta ação se fez necessária este ano com base na experiência de anos anteriores, quando a prática de competição automotor não autorizada (pega), atolamento, “zerinho” entre outras ações que colocam em risco a segurança viária foram recorrentes. O Detran é responsável pela sinalização de retenção de fluxo de veículo, que será devidamente instalada no local.

FACILIDADES

Os  veranistas que procurarem Salinópolis como seu destino e forem flagrados em débito com relação ao licenciamento de veículos tem a possibilidade da regularização deles in loco, com o pagamento através de crédito ou débito em cartão. Esta novidade, que já vem sendo utilizada pelo Detran em diversos municípios, fará com que o condutor tenha facilidade na liberação do seu veículo, de maneira imediata, após o pagamento.

Por Asdecom