Detran capacita 60 condutores de charretes na Vila de Algodoal

Belém, 13 de junho de 2018

Cuidados com os animais e manutenção das rodas para circulação na areia não são disciplinas habituais nos cursos de capacitação de motoristas promovidos pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), mas são essenciais no curso que o órgão, desde a última semana, realiza na Vila de Algodoal, município de Maracanã, na região nordeste, direcionado aos carroceiros que atuam como condutores de charretes, único veículo que pode circular por uma das praias mais bonitas do litoral paraense.

Com carga horária de 30 horas, a formação visa formar condutores em condições de garantir a própria segurança, dos passageiros e pedestres, além de enfatizar os cuidados para o bem-estar dos animais e proporcionar um transporte de qualidade.

Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o curso começou no último dia 5 e prossegue até o próximo dia 14, reunindo cerca de 60 condutores, que estão sendo capacitados para prestação do serviço de locomoção à população e turistas, que procuram a ilha não só durante as férias de julho.

Sem acidentes - “Acreditamos que muita coisa vai mudar com esta formação, já que os condutores, agora, têm noção da sua responsabilidade nas vias da ilha, com noção de circulação, manutenção, cuidado com os animais e trato na condução das pessoas, o que deve reduzir ou praticamente zerar o número de acidentes”, informou o coordenador do curso, Edmilson Lima, para quem a capacitação vai contribuir para “um novo tempo para o serviço prestado por aqui”.

A partir do curso, só poderá prestar o serviço profissional de condução de pessoas na ilha quem tiver a certificação. Em parceria com o posto de saúde local, o treinamento de primeiros-socorros é um diferencial importante para os participantes, além das noções de atendimento ao público.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê algumas normas que devem ser observadas pelos condutores de veículos como charretes. As disciplinas no curso incluem noções de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros-socorros, relacionamento interpessoal e ética e cidadania no trânsito.

Algodoal é uma das quatro vilas que formam a Ilha de Maiandeua, onde o transporte é feito basicamente por veículos de tração animal.

Por Asdecom Detran/PA


Voltar

Imprimir