Detran promove ação educativa da campanha Maio Amarelo

Belém, 08 de maio de 2018.

Crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em Belém, participaram, na manhã desta terça-feira (8), das ações de mobilização da campanha Maio Amarelo. Uma equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), buscou conscientizar a garotada com relação aos altos índices de acidente no trânsito.

Os alunos que tinham entre 6 e 7 anos participaram de mini palestras sobre comportamento seguro nas vias, o uso do cinto de segurança e equipamento de retenção (cadeirinha), travessia nas faixas, além de assistirem a vídeos educativos.

A campanha nacional de combate à violência viária chega a sua 5ª edição com o tema “Nós Somos o Trânsito”, que busca, em 2018, sensibilizar a sociedade para as questões da mobilidade. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Sofia Rodrigues de Lima, de apenas 6 anos, disse que já contribui para a segurança no trânsito. “No carro a criança tem que andar atrás com o cinto de segurança e se for bem pequena tem que estar na cadeirinha. Quando for atravessar, tem que esperar o sinal ficar vermelho para os carros, ou ir quando o bonequinho estiver verde”, explicou depois de receber as orientações.

De acordo com o coordenador Carlos Valente, as ações com crianças têm como objetivo formar desde cedo o futuro condutor. “A educação é um processo contínuo, então quanto mais cedo comerçarmos a trabalhar essa conscientização, com certeza teremos resultados muito mais proveitosos e condutores mais sensíveis, responsáveis e acima de tudo respeitosos no trânsito”, avaliou o coordenador.

Durante a programação as crianças também receberam material lúdico voltado para o tema trânsito e conversaram com agentes de fiscalização. Outras quatro escolas da RMB já estão confirmadas para receber ações educativas. Ao logo do mês de maio, o Detran irá realizar campanhas em 45 municípios de todo o Estado.

Por Asdecom | Detran/PA