Escola de Marapanim recebe ação educativa do Detran

Belém, 03 de abril de 2018

 

Ainda como parte da Operação Semana Santa 2018, agentes de educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) estiveram na tarde desta segunda-feira, 2, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zara Trindade, onde realizaram palestras para cerca de 120 estudantes do município de Marapanim, localizado a 168 quilômetros da capital.

Segundo o coordenador da equipe, Carlos Magno, o grupo esteve antes em Curuçá, Mosqueiro e Ananindeua, dentro de uma logística de corredores estratégicos projetada pela Coordenadoria de Educação do órgão. “Estivemos nas vias, praças, mercados e também em escolas, como no dia de hoje”, confirmou.

Durante a palestra, os estudantes do sexto ao nono ano receberam orientações sobre as leis de trânsito e como se comportar de forma cidadã, exigindo dos condutores o respeito às normas, como uso do capacete nos deslocamentos com motocicleta, veículo muito utilizado em Marapanim. “Muitos de nossos alunos oriundos da zona rural chegam aqui de moto”, atestou a diretora da escola, professora Vilma Cristina Carvalho.

Ela se disse surpresa com o trabalho desenvolvido pelo Detran na educação de trânsito, pois imagina que só acontecia nas ruas e com um viés mais técnico. “Como educadora penso que temos que começar pela base, e o Detran, por estar fazendo isso, está de parabéns”.

A estudante do nono ano, Ariadne Angelina Moraes, disse que já presenciou vários acidentes e que as orientações passadas durante a palestra vão ajudá-la a ter um comportamento responsável agora e futuramente, quando for uma condutora. “Todos nós sonhamos em ter moto, mas é preciso também ver que precisa ser dentro daquilo que é certo”, garantiu.

Nesta terça-feira, a equipe do Detran estará em Curuçá, com palestras em uma escola municipal, e encerra a programação com ação educativa também em uma escola de Igarapé-Açu.

As ações do Detran durante a operação alcançarão 30 municípios até esta quarta-feira, 4. Após o feriado, o foco são ações educativas nas escolas dos municípios, voltadas às crianças e adolescentes. O objetivo é contribuir para a prevenção de acidentes e desenvolver a conscientização para um trânsito mais seguro de forma integrada, além de formar agentes multiplicadores.

Por Asdecom


Voltar

Imprimir