Operação Semana Santa orienta e fiscaliza condutores em Mosqueiro e Bragança

Belém, 31 de março de 2018

 

Agentes de educação para o trânsito e de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) promoveram um trabalho preventivo e de fiscalização junto aos condutores de veículos, na manhã de sábado (31), no Distrito de Mosqueiro. A ação faz parte da Operação Semana Santa, do governo do Estado para garantir a segurança durante o feriado de Páscoa.

A ação educativa, feita em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na PA 391, alcançou cerca de 150 condutores, que foram orientados sobre o uso dos equipamentos de segurança, cuidados com pedestres e ciclistas e sobre a responsabilidade de cada um para garantir a segurança viária.

Dentre as principais irregularidades encontradas durante as abordagens educativas estavam: a falta do uso de cinto de segurança no banco traseiro, a falta do dispositivo de retenção para crianças (cadeirinha), o transporte incorreto de animais e objetos soltos no interior do veículo.

Para o condutor Bernardo Nunes, que participou da ação educativa, é preciso empenho de todos para atingir mais segurança no trânsito. “Toda e qualquer iniciativa à respeito de educação no trânsito é bem-vinda, principalmente nos tempos de hoje, quando as pessoas andam impacientes. É necessário haver mais empenho tanto dos órgãos públicos, quanto de nós, condutores, para conscientizar que todos somos responsáveis pelo trânsito”, avaliou.

Fiscalização

Ao longo da Operação Blitz, promovida pelo Detran em parceria com a PM, paralelamente, foram registradas 13 infrações. As principais delas foram o licenciamento em atraso, a falta do uso do cinto de segurança no banco de trás, a falta do dispositivo de retenção para crianças e excesso de passageiros no veículo.

Na Operação Semana Santa, o Departamento de Trânsito, em parceria com os demais órgãos da segurança pública, do executivo municipal e de instituições não governamentais, atua em ações educativas em 30 municípios e de fiscalização em 9. O objetivo é contribuir para a prevenção de acidentes e preservação da vida, desenvolvendo operações de forma integrada.

Bragança

Agentes de fiscalização do Detran, em parceria com os demais órgãos da segurança pública montaram ainda barreira na PA 458, que liga a sede do município de Bragança à praia de Ajuruteua, um dos balneários mais procurados no Estado em datas como a Semana Santa. A fiscalização este ano deu atenção especial ao estado de conservação dos veículos, assim como casos de alcoolemia e roubo de veículos.

Cerca de 50 veículos, na maioria motos, foram parados somente no feriado da Sexta-Feira Santa nessa barreira. Apenas dois foram removidos para o parque de retenção. Dez condutores fizeram o teste do bafômetro, mas nenhum foi flagrado em situação irregular.

Os agentes continuam no município até o domingo (1) e farão uma operação especial de atenção no retorno dos condutores à capital.

Além da atuação na barreira, o Detran garantiu um esquema de preparação operacional para garantir a defesa da vida e o direito de ir e vir, resguardado através da segurança viária, neste feriado. Cerca de 130 agentes de fiscalização estão trabalhando de maneira intensificada nos municípios de Salinópolis, Bragança, Marapanim, Conceição do Araguaia, Barcarena, Marabá, Redenção, Itaituba, Castanhal e nos distritos de Mosqueiro e Outeiro.

Por Asdecom


Voltar

Imprimir