Agentes de Educação do Detran realizam ações preventivas durante a Operação Carnaval 2018

Belém 05 de Fevereiro de 2018

 

Na semana que antecede o carnaval, agentes de educação do Detran estão percorrendo 37 municípios do interior do Estado, para fechar parcerias e discutir diretrizes com gestores e a sociedade civil, com o objetivo de realizar ações preventivas durante a Operação Carnaval 2018. A escolha desses municípios se deve a fatores geográficos, como é o caso de Igarapé-Açu, que se encontra na chamada “Rota Turística”, caminho tradicional de milhares de foliões, que vão para locais de grande concentração durante o carnaval como Marapanim, Curuçá, Bragança e Salinas, já na região do salgado.

No decorrer da semana os agentes reuniram com gestores municipais das áreas de educação, saúde, segurança e representantes de associações de mototaxistas, taxistas e sociedade civil. Para diretora geral Andrea Hass, "o trânsito é um espaço construído por pessoas, então é necessário unirmos esforços por meio desses parceiros para construirmos um trânsito seguro e democrático, respeitando o direto de ir e vir de todos”.

 

 

Em Tucuruí os agentes de educação reuniram com o diretor de transporte e trânsito, Márcio Cabral. Em Santo Antônio do Tauá, o secretário de administração, Carlos Sarraf, conduziu a reunião. Em Santa Maria do Pará, a reunião ocorreu na Secretaria de Obras e Transportes e contou com a participação da prefeita, Diana Melo; do ex-prefeito, Lucivandro Melo; do secretário de Obras, Cristiano Uchôa; da secretária de educação, Rosiane Ferreira; do secretário de saúde, Thiago Lucas; do secretário de assistência social, Alberlin Dantas; do secretário de transportes, Josivaldo Costa; do comandante da Polícia Militar, Sargento Tavares; do conselheiro tutelar, Carlos Alan; e o presidente da Câmara Municipal,  Márcio.

Já no município de Salvaterra,  a reunião contou com os seguintes parceiros: Policia Militar, Major Cleber Aviz Barbas e Sargento Edival Conceição Silva; Secretario  Municipal de Turismo,  Marcio Ribeiro Bastos; Secretaria Municipal de Educação,  Fabiane Cristina da Silva Cruz; Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria das Graças Castro; representantes do Conselho Tutelar, Daiana Oliveira da Silva e Washington das Dores; e da associação de mototaxistas e taxistas. Ainda no município, a equipe visitou as instalações da rádio Guarani, parceira na divulgação dos trabalhos.

Em São Miguel do Guamá, a reunião ocorreu na Câmara Municipal com a presença do gerente da Ciretran do município, Oscar Ferreira e do diretor do Dmutran, Roberto Dutra, além da participação dos representantes das seguintes secretarias: educação, Ana Cláudia; saúde, Jorge André; Cultura, Ana Paula Souza; administração, Carlos Clebson; Demutran, Maria Daiana e Jonas Pereira; assistência e promoção social, Marluce Lopes.

No município de Tracuateua, a parceria foi fechada em reunião com a participação do secretário de administração, Fabrício Oliveira Chaves, representando o prefeito e representantes do Conselho Tutelar, saúde e assistência social.

No município de Bragança, a equipe foi recebida pelo chefe de gabinete, Tiago Costa, e reuniram também com o gerente da Ciretran, Heleno Matos.

Em Mãe do Rio, o encontro ocorreu na última terça-feira (6) e contou com a presença do prefeito, José Villegagnon; da presidente da Câmara Municipal, vereadora Gelcileia de Araújo Bastos; secretária de educação, Conceição Santana; diretora de ensino, Luciana Alencar de Carvalho; técnica Pedagógica, Shyrliane Gomes; transporte escolar,  Ilton Nestor; secretária de cultura, Maria Lúcia Bezerra; gerente da Ciretran de Mãe do Rio, Antônio Nazaré Alves Maciel; e os representantes do Conselho Tutelar, Antônio Maciel e Oscar Ferreira.

Em Curuçá , no nordeste do Pará, onde o tradicional bloco carnavalesco "Pretinhos do Mangue" reune milhares de foliões, a equipe do Detran participou de reunião com os secretários de Administração Alessandro Martins e de Segurança Adilson Modesto, Já no município de Marapanim, os agentes de educação foram recebidos pelo prefeito Ronaldo Trindade.

 

 

Em Cachoeira do Arari, os agentes de educação foram recebidos pelos representantes do município: o secretário de assistência social, Paulo Câmara e do secretário de transporte, e foram apresentados aos mototaxistas, motoristas de ônibus que transportam os moradores das comunidades do município. Os agentes orientaram os condutores sobre a segurança dos transportes e da população, especialmente as crianças.

Em Aurora do Pará, a reunião contou com a participação do prefeito, Jorge Pereira de Oliveira; do secretário municipal de administrativo e chefe de gabinete, José Lucílio Lima; da vereadora, Clara Regina Dias; da técnica pedagógica da Semed, Elvanda Silva; do secretário de meio ambiente, Jorge Luís Ferreira; do técnico em administração, Eliseu Batista; de Antônia Núbia e de Aline Sousa.

Em Ipixuna do Pará, a reunião contou com a participação do chefe de gabinete, Alcatario Paz Moreira; do engenheiro civil, Rodrigo Silotti; do diretor administrativo, Osmar Saldanha; do representante da diretoria de Governo, Nonato Guimarães; do secretário de obras, Anderson da Cruz; da diretoria de transporte e educação, Luciane Fernandes; da diretora do hospital, Maria Silva Lemos; do assessor técnico, Claudino Pereira Neto; do diretor do Demutran, Pedro Carvalho Castro; da comandante da Guarda Municipal, Dolores da Silva Lima; do diretor da SEMA, Elder Gomes Paixão e dos assessores: de governo, Jakson F. Moura e do gabinete, Ronan.

Nesta quarta-feira (7) os agentes de educação realizaram oficina e palestra sobre o manuseio do etilômetro e a Lei Seca no auditório do quartel da Polícia Militar de Bragança. Membros da Polícia Militar e da Guarda Municipal e agentes de fiscalização e de educação do Demutran participaram da ação, que atendeu 36 pessoas.

Em Castanhal, a reunião aconteceu na Prefeitura da cidade e contou com a participação da secretária de cultura, Elaine Gadelha, do coordenador de trânsito, Edson Marques e do coordenador de educação, Atalias Maciel.

Em Igarapé-Açu, a equipe de educação reuniu com representantes da prefeitura municipal e da Semutrans, com o secretário de cultura, esporte e lazer e com educadores da Secretaria de Educação.

Por Asdecom | Detran-PA

 

 


Voltar

Imprimir