Detran entrará em recesso no período de 2 a 7 de janeiro de 2018

Belém, 26 de dezembro de 2017.

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PA) informa que de 2 a 7 de janeiro de 2018 estará em recesso para a atualização dos sistemas corporativos da instituição, que ocorre no início de cada ano. De acordo com o diretor de Tecnologia e Informática em exercício, Leonardo Augusto das Neves, a parada é devido à necessidade de diversas adequações que devem ser realizadas anualmente.

Deste modo, os sistemas estarão temporariamente suspensos, não sendo possível acessar os serviços pela internet ou solicitar qualquer procedimento presencialmente em unidades de atendimento da instituição. “Isso significa que o Detran não abrirá para atendimento ao público nestas datas, haverá apenas o expediente interno”, explicou Leonardo Neves.

Ainda sobre o recesso, ele explica que o processo de atualização não é simples, requer uma grande quantidade de fases. “Realizar os serviços requer modificações de tabelas nos bancos de dados acessados pelos sistemas que chamamos de Sidet, Sistrânsito e do Registro Nacional de Veículos, o Renavam, que armazena todas as informações do veículo, como características, multas, emplacamento, licenciamento, mudanças de proprietários, furtos e etc. Os sistemas que serão atualizados são usados para a realização dos serviços de habilitação e veículo. Então é necessário uma fase de homologação para que os riscos de falha sejam eliminados, pois resultariam em grandes transtornos, inclusive para o cidadão que procura nossos serviços”.

No dia 8 de janeiro, o atendimento ao público retorna em seu horário normal, de 8h às 14h, em todas as Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) e postos de serviços do Detran-PA.

Por Aldirene Gama


Voltar

Imprimir