Operação 'Boas Festas' terá reforço do policiamento e uso de plataformas

Belém, 05 de dezembro de 2017.

Reforço de 600 agentes na área metropolitana e 1.200 nas demais regiões do estado, além do uso de plataformas posicionadas em pontos específicos da RMB são algumas das ações previstas na operação ‘Boas Festas’, lançada na manhã desta sexta-feira (01), na Praça da Bandeira, bairro Campina, centro de Belém. Um grande aparato foi montado no local com a presença de representantes de vários órgãos do Sistema de Segurança Pública e também do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Belém (Sindilojas).

As últimas ações integradas desenvolvidas pelas forças de segurança nesse mesmo período do ano refletiram diretamente na redução do número de roubos em Belém, comparando-se o quantitativo de ocorrências registradas em dezembro de 2015 e de 2016 – 4.496 para 3.956, uma queda de 12%. Contudo, as estatísticas relacionadas aos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara apontaram acréscimo de 5% nos registros referentes ao mês de novembro, analisando-se o mesmo intervalo de tempo (2015-2016): aumento de 1.885 para 1.986 casos.

“O planejamento desta operação foi feito com base na dinâmica do comércio, especialmente na movimentação bancária, mas também prioriza a movimentação em torno das festas de fim de ano, quando muita gente deixa a capital com destino aos balneários. Faremos um esforço concentrado, de todos os órgãos do sistema de segurança, seja do estado, do município ou da união”, garantiu o secretário de Segurança Pública, general Jeannot Jansen.

A operação ‘Boas Festas’ tem início hoje e prossegue até o dia 1° de janeiro de 2018. O reforço do efetivo que já opera normalmente na RMB será garantido por quase 600 agentes. Já no interior, serão 1.200 agentes a mais. A Polícia Militar contará com um efetivo complementar de 337 homens e mulheres.

“Devido à maior circulação de dinheiro, por conta do período natalino, nosso planejamento foi voltado às ações de prevenção de roubos a agências bancárias, centros lotéricos, área comercial, mas também direcionados a pontos turísticos, balneários, áreas ribeirinhas e perímetro urbano. Em dezembro serão intensificadas as operações Saturação, Barreira, Hypnus, Lei Seca, Ônibus Seguro e Duas Rodas”, destacou o comandante da PM, coronel Hilton Benigno.

Plataformas

Plataformas de observação com agentes de segurança serão distribuídas em áreas comerciais de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, onde há maior fluxo de pessoas.

A operação envolverá as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Centro Integrado de Operações (Ciop), Grupamentos Aéreos e Fluvial, juntamente com órgãos municipais de segurança de Belém, Ananindeua e Marituba, como Guarda Municipal, Secretaria de Economia (Secon), Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Polícia Rodoviária Federal.

A PM contará com um efetivo de 337 militares. Diariamente, 410 agentes das forças de segurança do estado e do município estarão atuando em bairros como Jurunas, Cidade Velha, Campina, Reduto, Nazaré, Guamá, Fátima, Umarizal, Canudos e Terra Firme. O policiamento também será intensificado nas áreas de comércio de Marituba, Ananindeua, Santa Bárbara e Benevides, assim como nas demais regiões do Estado. O policiamento atuará também nos dias 17 e 24, domingos em que o comércio estará aberto.

“Atuaremos para reprimir delitos contra o patrimônio, mas principalmente na área comercial. Para quem não sabe, o comércio absorve metade dos crimes desse período. Essa operação é voltada para o cidadão e chama atenção para rotinas, como o saque de dinheiro. Melhor é não andar com valores. Se tiver de retirar dinheiro, procure fazê-lo em local fechado", orienta o delegado geral Rilmar Firmino.

Equipes de fiscais da Secretaria Municipal de Economia (Secon) estarão no centro comercial de Belém, arredores do Ver-o-Peso e avenida Presidente Vargas. Ao todo, serão empregados 25 servidores da área do comércio e 14 nos arredores dos shoppings. A Secon utilizará quatro veículos.

Interior - Em virtude do período das férias escolares no último mês do ano, a população da capital paraense tende a manter o deslocamento, em maior frequência, para o interior do Estado. A procura maior é pelos balneários de Mosqueiro, Salinas, Algodoal e Ajututeua. Nesses locais, os agentes montarão um esquema especial de prevenção e combate à criminalidade.

As forças de segurança estarão atuando ainda nos distritos de Outeiro, Icoaraci, Mosqueiro, Ilha de Cotijuba, além das cidades de Altamira, Santa Maria do Pará, Redenção, Santarém, Marabá, Abaetetuba e Barcarena – locais com atrativos turísticos e balneários.

Plantão – No decorrer da operação “Boas Festas” haverá reforço no atendimento nas Seccionais de São Brás, assim como plantão de escrivães, delegados e investigadores na Delegacia do Comércio.

Socorro - O Corpo de Bombeiros reforçará o trabalho preventivo nas praias de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, assim como no município de Salinópolis (Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina), Algodoal, Marudá e Crispim. Os militares do CBMPA também irão atuar nas ações de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento, além de atendimento pré-hospitalar e proteção nos balneários com a presença de guarda-vidas.

Os bombeiros militares atuarão com serviços de prevenção contra incêndio, controle de pânico e atendimentos de socorro de urgência e emergência por ocasião das festas de Natal e Ano Novo. Para a abertura da operação, 20 oficiais e 50 praças vão estar presentes nas atividades em Belém. Já o município de Ananindeua contará com todo o efetivo do 3º Grupamento Bombeiro Militar; e o de Marituba receberá o apoio dos Bombeiros Militares do 25º GBM.

Durante a operação “Boas Festas” o Centro de Atividades Técnicas (CAT) do CBMPA realizará vistorias técnicas nas áreas comerciais dos municípios em conjunto com as Seções de Atividades Técnicas (SAT), que organizará as estatísticas das vistorias realizadas.

Até o mês de novembro, o Corpo de Bombeiros do Pará já atendeu mais de 41.636 ocorrências no estado, sendo 799 salvamentos e 25.295 ações de prevenção. De 111 municípios do Estado, Belém, Ananindeua, Marabá, Salinópolis e Santarém foram os que mais registraram ocorrências de prevenção neste ano, até o corrente mês.

Trânsito – O Departamento de Trânsito do Estado Pará (Detran) reforçará as ações de policiamento preventivo, ostensivo e judiciário e a fiscalização de veículos e condutores, na capital e interior do Estado. Agentes do órgão atuarão em 13 municípios (Salinópolis, Mosqueiro, Soure/Salvaterra, Bragança, Marapanim/Marudá, Conceição do Araguaia, Tucuruí, Barcarena, Outeiro, Marabá, Redenção, Itaituba e Castanhal), com um efetivo de 200 agentes, sendo 160 de fiscalização e 40 de educação, além de um suporte de 50 viaturas, num período total de oito dias.

Em seu plano de ação, o Detran prevê a fiscalização das leis de trânsito nas estradas estaduais com sub operações, como barreiras no acessos aos balneários mais concorridos (Operação Barreira). Os agentes de trânsito vão contar com etilômetros e com o apoio de viaturas operacionais, unidades móveis, motocicletas e quadriciclos (moto patrulhamento).

Documentos - O Detran adverte aos condutores que fiquem atentos às datas de validade dos documentos de habilitação (CNH) e do veículo (CRLV). Também é de vital importância inspecionar o veículo e os equipamentos de segurança, antes de pegar a estrada, evitando assim transtornos durante a viagem.

LOCALIZAÇÃO DOS PRATICÁVEIS - OPERAÇÃO BOAS FESTAS 2017

BELÉM:

  • Praticável 01 - Avenida Portugal, esquina com João Alfredo, em frente à Loja Manolito, na calçada central, entre o poste de iluminação pública e o poste do semáforo, ao lado da banca de revista, com angulação de visão para a praça do relógio.
  • Praticável 02 - Rua João Alfredo, com travessa Padre Eutíquio, lado direito, segunda esquina, sentido Av. Portugal/Presidente Vargas, na calçada da Loja Visão.
  • Praticável 03 - Avenida 15 de novembro, com Travessa Oriental do Mercado, em frente à Casa São Domingos, com visão para a Travessa Oriental do Mercado.

ANANINDEUA:

  • Praticável 04 - Praça da Bíblia: Travessa WE-13B – Instalar ao lado do trailler da Polícia Militar – Frente para o Laboratório Beneficente Portuguesa.

MARITUBA:

  • Praticável 05 - BR 316 – KM 12 C/ Rua Pedro Mesquita – Praça Matriz de Marituba (Menino Deus) – Rua que passa ao lado da Caixa D´água instalada na Praça. Praticável instalado em cima da PRAÇA. Frente para a BR 316.

BENEVIDES

  • Praticável 06 - Praça da Prefeitura Municipal: Avenida Joaquim de Queiroz – Pracinha que fica em frente ao prédio da Prefeitura. Lado oposto. Próximo a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Instalar o Praticável em cima da calçada da pequena praça (posição central). Frente para a Avenida Joaquim Pereira de Queiroz.

Por Sérgio Chêne


Voltar

Imprimir