Marapanim recebe ações de educação e fiscalização do Detran

 

Conhecido como a capital do carimbó, o município de Marapanim, no nordeste paraense, recebeu um fluxo intenso de veranistas durante o mês de julho. Mas foi neste quinto e último final de semana das férias escolares que se registrou a maior movimentação de pessoas nos balneários da região. O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) esteve presente com ações educativas e de fiscalização, concentradas na PA-318, que dá acesso ao município, e também nas praia de Marudá, balneário muito procurado nesta época.

As ações de fiscalização mobilizaram um efetivo de 14 agentes que se revezaram em três turnos. As principais infrações observadas foram o não uso de capacete e excesso de passageiros nos veículos, sobretudo no deslocamento das vilas para as praias de Marudá e Crispim. À noite, as abordagens se concentraram na orla de Marudá, onde os agentes atuaram na abordagem de condutores, no controle do fluxo de veículos e no ordenamento do trânsito. Durante o dia, as ações foram realizadas nas vias de acesso e dentro do município. Em todas as operações o Detran contou com o apoio da Polícia Militar (PM)

O agente de trânsito Mário Silva, coordenador das ações, avalia positivamente o trabalho desenvolvido durante o veraneio. "Apesar do fluxo intenso observamos que a atuação do órgão surtiu efeito. Mesmo diante de um número considerável de infrações observadas no período, não tivemos muitos registros de comportamentos de risco grave que comprometessem a vida das pessoas no trânsito."

O trabalho educativo realizado ao longo deste mês se concentrou tanto em Marapanim quanto em Curuçá, município vizinho que também recebeu muitos visitantes este ano em razão de programações culturais realizadas na cidade. Em Curuçá as equipes fizeram abordagens nas vias, na orla do Abade, no entorno do mercado e ainda ofertaram atividades para crianças, jovens e adultos durante o Festival do Folclore e a Fest Gincana, eventos que movimentaram o veraneio local.

Em Marapanim, as ações se concentraram na orla da praia de Marudá e tiveram como público-alvo as crianças. Os agentes repassaram orientações sobre como o pedestre deve se comportar no trânsito e fizeram rodadas do “Jogo do Aprendiz”, um tabuleiro que simula uma míni cidade onde os jogadores precisam cumprir as regras de trânsito para atravessá-la de um extremo a outro e, assim, vencer a partida. No último sábado (30), a equipe fez parte do projeto ‘Minha Praia’, uma parceria entre a TV Liberal e o Serviço Social da Indústria (Sesi), em que integrou a programação dos serviços ofertados.

Marcicleia Vieira, coordenadora das ações educativas do órgão no município, destaca a boa aceitação das ações do Detran por parte do público. "Pudemos fazer o nosso trabalho de forma bastante tranqüila porque tivemos uma grande aceitação e também colaboração dos moradores e veranistas. Isso refletiu diretamente na diminuição das ocorrências graves observadas pela fiscalização", pontua.

Por Aldirene Gama

Por Detran PA
Asdecom

Voltar

Imprimir