Detran leva ações educativas de trânsito a Salinópolis

 

Belém, 17 de julho de 2017

 

 

O Espaço Caravana Pela Paz, montado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) na orla do Maçarico, em Salinópolis, tem atraído muitas famílias que passam o veraneio ou os fins de semana de julho no balneário. No local são desenvolvidas atividades lúdicas e pedagógicas monitoradas por agentes do órgão com a temática “Todos pela vida. Façam a sua parte”. Somente na noite deste sábado (15) mais de 150 crianças participaram das ações educativas.
 

O espaço funciona de quarta-feira a domingo, das 18h às 22h. Nele, as crianças interagem com a temática do trânsito por meio de pintura corporal, desenhos, sessões de cinema com o Cine Detran, palestras educativas sobre a forma correta de usar a faixa de pedestre e a ciclofaixa, aprendem as regras de trânsito e participam de contação de história sobre a evolução do trânsito no mundo.

Quem visita o Espaço Caravana Pela Paz elogia a forma como os agentes abordam a questão da educação no trânsito. Para Paulo Carvalho, engenheiro civil, que participou das atividades com o casal de filhos, a iniciativa é extremamente positiva, já que as crianças de hoje serão os condutores do futuro. “Trabalhar de forma lúdica a educação no trânsito é interessante, pois é uma forma da criança ter o primeiro contato com o tema de maneira bem descontraída, e a partir daí ter conscientização quanto à maneira correta de se comportar no trânsito", ressaltou.

A coordenadora das atividades de Educação do Detran em Salinas, Karla Cardoso, ressalta  que o envolvimento dos pais nas brincadeiras é importantíssimo para a formação dos futuros condutores. “Para alcançarmos nosso objetivo principal, que é a redução de acidentes no trânsito, é preciso o envolvimento de todos. E esse trabalho feito com as crianças acaba também levando os pais a reavaliarem sua postura no trânsito, afinal eles são o maior exemplo dos filhos. Por isso sempre buscamos trazer essas atividades educativas aos balneários no mês das férias escolares. Até hoje a receptividade da população tem sido sempre positiva", informou.

Além das atividades realizadas no espaço Espaço Caravana Pela Paz, os agentes de educação realizaram blitzes educativas em parceira com os adolescentes do projeto PMzito e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), nas vias com maior fluxo de veículos e na rampa que dá acesso à praia do atalaia. As abordagens têm como objetivo a conscientização de condutores, passageiros e pedestres para o uso do cinto de segurança no banco de trás dos veículos, o uso do dispositivo de retenção (cadeirinha) conforme idade e peso da criança, o uso do capacete, utilização da faixa de pedestres e da ciclovia, o transporte correto de animais e o cumprimento das regras de trânsito.

 

Por Asdecom

Detran PA


Voltar

Imprimir