Detran recebe campanha em prol da doação de sangue

Belém, 09 de junho de 2017

 

Em apoio à campanha nacional do Ministério da Saúde, “Junho Vermelho”, por mais doação de sangue, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) recebeu nesta quinta-feira, 8, o Hemopa Móvel, ônibus itinerante para a captação de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia do Pará. O veículo ficará estacionado no pátio do órgão até as 15h e a expectativa é de que 80 doadores passem pelo local.

A mobilização, aberta a servidores e ao público em geral, tem como tema “Doar Sangue é Compartilhar Vidas” e visa aumentar, preventivamente, o estoque de sangue do Hemopa, que tende a ficar em situação crítica no mês de julho.

“Nosso objetivo com essa ação é despertar as pessoas para a importância da doação, já que é sempre voluntária, e mostrar que todos os dias sempre tem alguém precisando de uma transfusão para sobreviver. É muito importante fazermos um estoque maior nesse mês que antecede feriados e as férias escolares, pois é o período em que mais precisamos”, explicou a assistente social do Hemopa, Cida Salgado.

Quem aproveitou a oportunidade foi o coordenador de Gestão Orçamentária e Financeira (CGOF) do Detran, Marco Antônio Nascimento. Doador há mais de 15 anos, ele conta que desde que a parceria da Fundação com o Detran iniciou, em 2012, sempre reserva um tempo no trabalho para exercer a solidariedade.

“A maior relevância de doar sangue é salvar vidas, nós sabemos que o banco de sangue sempre está precisando, mas falta mais concientização da população. Então meu recado para quem nunca doou é que venha, faça essa doação, porque é um benefício para você e para várias pessoas que estão precisando. A solidariedade faz bem e é muito necessária”, avaliou o servidor.

O motorista de caminhão André Luis Carvalho, que estava no órgão para uma vistoria em seu veículo, também aproveitou para fazer uma boa ação. “Essa é a primeira vez que doo sangue, sempre tive vontade, mas faltava tempo, oportunidade, então vi o ônibus do Hemopa e percebi que essa era a minha chance. Pude conciliar o que já estava fazendo no Detran com essa doação e me senti muito feliz em fazer isso, agora pretendo continuar sendo um doador”, contou o motorista.

De acordo com a assistente social do Detran, Maria Odete Teixeira, o resultado da ação no órgão é sempre positivo. “Todos os diretores que já passaram por aqui abraçaram essa campanha e com a atual diretora, não foi diferente. Essa mobilização envolve vários setores e já ocorre há cinco anos no Detran, sempre com boa receptividade dos servidores e usuários. Essa ação não é apenas um ato de cidadania, mas também fraterno e solidário, hoje eles estendem o braço para ajudar alguém e amanhã podem receber isso de volta”, avaliou.

O mês de junho foi escolhido para a campanha por vários motivos, um deles é o dia 14 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. Nessa data todas as instituições brasileiras são convidadas a iluminarem suas fachadas com a cor vermelha em alusão à doação e também devido a cor estar associada à empatia e amor ao próximo.

Além da campanha “Junho Vermelho”, o Hemopa também realiza, simultaneamente, a campanha junina, que ocorre em todo o Estado, ainda com o objetivo de garantir o maior número de doações para aumento do estoque. Trazendo este ano o tema “O Arraial do Hemopa tem alegria e doação de sangue”, a ação vai de 10 a 14 deste mês e conta com programação musical, jogos e comidas típicas.

Quem pode doar

Pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.

A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações nos contatos 0800 2808 118 e 3110-6500.

 

Por Asdecom

Detran - PA


Voltar

Imprimir