Detran já emitiu seis mil carteiras de habilitação com QR-Code

Belém, 09 de maio de 2017

 

Com o intuito de evitar falsificações, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vem emitindo desde o dia 5 de maio os novos modelos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento agora possui impresso no verso um código de barras bidimensional (QR-Code) que armazena os dados do condutor, inclusive foto, sem custo adicional. As CNHs emitidas com essa tecnologia se conectam diretamente ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), o que coíbe possíveis fraudes.

O Detran Pará esclarece que as Carteiras de Habilitação antigas e que ainda estão dentro da validade não precisam ser trocadas de imediato, sendo possível ao condutor esperar pelo prazo de renovação que consta na CNH atual. A medida cumpre o que determina a resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e passa a ser obrigatória em todo país a partir deste mês. As mudanças obedecem a resolução 598, que regulamenta a produção e expedição da CNH com novo layout e requisitos de segurança. 

Pará

Cerca de seis mil carteiras já foram emitidas desde o dia 2 de maio, quando as mudanças foram colocadas em prática em todo o Estado. Além da implantação do QR-Code, houve a inclusão de novos itens de segurança, como fundo amarelado, tinta especial, marca d’água e elementos em relevo e microimpressão, também atendendo a resoulção 598 do Contran.

A expectativa é zerar o número de falsificações em breve. Para a diretora geral do órgão, Andrea Hass, a mudança terá imediato. “Esta tecnologia dificulta muito as fraudes e garante mais rigor na fiscalização de condutores infratores” pontua.

 

 

Por Asdecom

Detran PA


Voltar

Imprimir