Cerimônia marca posse da nova diretora-geral do Detran

Tomou posse nesta quarta-feira, 20, em cerimônia no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), a nova diretora-geral do Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Andrea Yared de Oliveira Hass. Ela assume a função em substituição a Nilton Atayde, que esteve à frente da gestão do órgão desde 2015. Servidora pública de carreira, Andrea é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama), com especialização em Legislação Tributária pelo Centro Universitário do Pará (Cesupa).

A nova diretora-geral é concursada da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) há 21 anos, e já atuou na Delegacia Especial de Grandes Contribuintes e no Núcleo de Tributação e Estudos Econômicos. Atualmente, estava vinculada à Diretoria de Fiscalização do Detran.

Durante a solenidade, o ex-diretor-geral, Nilton Jorge Barreto Atayde, disse que administrar o Detran foi uma experiência relevante por tratar-se de uma instituição de absoluta importância no contexto social. “É um órgão que atua de forma preventiva e, algumas vezes, também repressiva, em favor de um trânsito mais seguro e humano”, frisou, relembrando que ao longo dos últimos dez meses o Departamento vem passando por um processo de reaparelhamento, modernidade e transparência. Nossos projetos foram voltados à melhoria da qualidade do serviço que é desenvolvido nas áreas de educação, fiscalização e engenharia, e que, certamente, será consolidado pela nova gestão”, acrescentou.

A diretora-geral disse que vê o novo cargo como um importante desafio na sua carreira. “Vamos dar continuidade ao processo de avanço e transformação do Detran. Nosso projeto também envolve a implementação de novas ações, de forma gradativa, com base nos princípios legais da administração pública, visando a qualidade e a eficiência na prestação do serviços realizados pelo órgão”, afirmou Andrea Hass.

Ela ressaltou que pretende reforçar as parcerias com as várias esferas do poder público e da sociedade e a integração com as instituições do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. Também destacou a relevância do uso de novas tecnologias para garantir a celeridade, a eficiência e a segurança nos procedimentos de responsabilidade do Detran. “Seremos incansáveis no propósito de trabalhar em favor da preservação e da valorização da vida no trânsito e do bem estar da sociedade.”

Andrea Hass concluiu o seu pronunciamento afirmando que entre as prioridades de sua gestão estão a melhoria da infraestrura e das condições de trabalho nas 48 circunscrições regionais de trânsito sediadas nas diversas regiões do Estado, e a descentralização dos serviços, com a inclusão de novas tecnologias na unidade localizada na travessa Antônio Barreto e na sede do órgão, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, a fim de que o usuário possa usufruir de serviços mais rápidos e eficientes.

Também receberão atenção especial, a área de educação para o trânsito e os projetos de valorização do servidor. Andrea Hass anunciou que, em breve, será inaugurada a Escola Pública de Trânsito do Pará, que deverá contar com uma das estruturas mais completas do país. “Não há como mudar o cenário atual, se não for por meio do fortalecimento das ações de educação para o trânsito. É esse caminho que garante a consciência da importância do respeito à vida, do direito do outro e da convivência social”, finalizou.

A cerimônia de transmissão de cargo teve a presença do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen da Silva Filho; do comandante geral da Polícia Militar do Pará, coronel Roberto Luiz de Freitas Campos; do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Zanelli Antônio Melo Nascimento; do superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, coronel PM André Luiz de Almeida e Cunha; do chefe da Casa Militar da Governadoria do Estado, coronel PM César Maurício de Abreu Mello; do representante do procurador geral do Estado, Fábio Góes; e da representante do secretário de Estado da Fazenda, auditora fiscal Rute Tostes, entre outras autoridades do Estado.