Veículos novos terão de passar por vistoria do Detran

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Uma nova portaria publicada pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran/PA), determina um novo procedimento a ser adotado no emplacamento de veículos zero. Trata-se do documento de número 3214, e que desde o último dia 5, determina que veículos novos terão que passar por vistoria completa no órgão, antes de ser emplacado. Anteriormente, o proprietário apresentava somente um Termo de Responsabilidade emitido pela concessionária ratificando a origem do bem, assim como as informações referentes ao automóvel.

De acordo com o gerente de vistoria e inspeção do Detran, Antônio Alves Thomaz, este novo procedimento proporcionará maior controle do Detran com relação aos componentes do veículo e mais segurança ao proprietário, no caso de venda futura do carro. “Ao vender o veículo a terceiros, será preciso passar por nova vistoria, e claro que esta segunda deverá bater com a primeira, e assim, confirmamos que chassi, motor e outros componentes mecânicos, pertencem, de fato, ao veículo vistoriado e que não houve nenhuma adulteração no mesmo”, esclarece o gerente.

Thomaz também esclarece que os Termos de Responsabilidade emitidos com data anterior a publicação da Portaria 3214, serão aceitos para o serviço de 1º emplacamento, desde que, respeitado o prazo de 30 dias, a partir da emissão da nota fiscal de venda do veículo. “A publicação também deixa claro que as notas fiscais emitidas a partir do dia cinco de dezembro, só poderão ser utilizadas para o serviço de primeiro emplacamento”, informa.

A vistoria ou inspeção veicular tem a finalidade de avaliar quanto às condições de segurança do veículo e posteriormente, registrar, emplacar, selar a placa e licenciar o veículo, para finalmente expedir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório expedido anualmente.

Lembrando que para solicitar o serviço de primeiro emplacamento é necessário apresentar a nota fiscal de compra do veículo e os documentos pessoais do proprietário.

Serviço: A Portaria 3214/2013/DG foi publicada na edição 32.536 do Diário Oficial do Estado (IOEPA) de 05 de dezembro.

Texto: ASDECOM/DETRA/PA

 

Mais Notícias